Curiosidades políticas & literárias
Hannah Arendt: a capacidade de julgar | José Alves de Freitas Neto - YouTube
A banalidade do mal é chave fundamental no pensamento de Hannah Arendt e se desdobra nas questões que enfrentamos no século XXI. A partir do célebre julgamento de um burocrata nazista, Arendt sugeriu formulações incômodas sobre a capacidade de julgar, de discernir, de pensar. A banalidade do mal é,…
(3) Hannah Arendt - YouTube
Hannah Arendt é o retrato do gênio que sacudiu o mundo com sua descoberta da "banalidade do mal". Depois de participar do julgamento do nazista Adolf Eichmann, em Jerusalém, Hannah Arendt ousou escrever sobre o Holocausto em termos nunca antes ouvidos. Seu trabalho instantaneamente provocou…
Opinião | As vozes de Hannah Arendt
OpiniãoTexto em que o autor defende ideias e chega a conclusões basadas na sua interpretação dos fatos e dados ao seu dispor Sua lucidez diante do totalitarismo não a ajudou a compreender o processo mental nem a vileza dos que o exerceram Antonio Muñoz Molina 30 abr. 2016 - 15:56BRT Hannah Arendt…
ARENDT, Hannah (1971-78) A vida do espírito.pdf
ARENDT, Hannah (1958) A condição humana.pdf
Página 1 / 174 Carregando… {"id": "0B1HO341DyMyrSldtTWp2emdXUjg", "title": "ARENDT, Hannah (1958) A condição humana.pdf", "mimeType": "application\/pdf"} Página 2 de 174 Página 3 de 174 Página 4 de 174 ARENDT, Hannah (1958) A condição humana.pdf ARENDT, Hannah (1958) A condição humana.pdf Abrir…
ARENDT, Hannah (1957) A crise na educação.pdf
"""I ... .'!": i .iII ~ .~ 'o\" " II o~.t 0;j ~. -«-~-. A CRISE NA EDUGAÇÃOI .. - .. .. - ." Hannah Arendt I A crise geral que se abate sobre o mundo moderno e que atinge quase todas as áreas da vida humana manifesta-se diferentemente nos vários países, alargando-se a diversos domínios e…
ARENDT, Hannah (1950) O que é política.pdf
1 Hannah Arendt (1906-1975), estudou filosofia e teologia com Heidegger, Bultmann e Jaspers. Em 1959, recebeu o Prêmio Lessing da cidade de Hamburgo. Em 1968, tornou-se professora de filosofia social na New School for Social Research, em Nova York. O QUE É POLÍTICA? [Fragmento 1 (agosto de 1950)] 1.…
A improvável busca do "minimalismo digital" - Outras Palavras
A improvável busca do “minimalismo digital” Multiplicam-se as narrativas dos que procuram salvar-se da compulsão pelas redes sociais. É vão: não nos libertaremos da “economia da atenção” sem vencer as relações sociais e a ideologia de produtivismo que a engendram OutrasPalavras Tecnologia em Disputa…
O país passa por um momento de elevada imprevisibilidade
Um espectro ronda a academia quando cientistas políticos são convidados a projetar cenários de longo prazo: vivemos o fim da era da democracia representativa e do respeito a direitos e garantias individuais? Em âmbito internacional, autores como Steven Levitsky, Daniel Ziblatt, David Runciman e…
Albert Camus – Wikipédia, a enciclopédia livre
Albert Camus Nascimento 7 de novembro de 1913 Mondovi, Argélia Francesa Morte 4 de janeiro de 1960 (46 anos) Villeblevin, França Cônjuge Francine Faure (1940, 2 filhos) Principais trabalhos O Estrangeiro, A Peste, O Mito de Sísifo, O Homem Revoltado Prêmios Nobel de Literatura (1957) Escola/tradição…
Transformação de lulismo em bolsonarismo é detectada em estudo na periferia
Há dez anos pesquisando a periferia de Porto Alegre, a antropóloga Rosana Pinheiro-Machado levou os resultados de um estudo com os jovens eleitores de Jair Bolsonaro (PSL) para os Estados Unidos. Lá, a professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi convidada a ministrar 28 conferências…
Transformação de lulismo em bolsonarismo é detectada em estudo na periferia
Há dez anos pesquisando a periferia de Porto Alegre, a antropóloga Rosana Pinheiro-Machado levou os resultados de um estudo com os jovens eleitores de Jair Bolsonaro (PSL) para os Estados Unidos. Lá, a professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi convidada a ministrar 28 conferências…
Emilia Viotti da Costa - OneDrive
OneDrive OneDrive Notificações Lembretes Nada de novo agora Mais Antigo Email Nada de novo agora Meus Aplicativos Curtidas Nada de novo agora Nada de novo agora Ajuda Minhas contas J. S. Faro jsfaro@outlook.com Meu perfil Minha conta Minhas outras contas OneDrive Arquivos Recente Fotos Compartilhado…
A ciência versus Bolsonaro
"A campanha política de Jair Bolsonaro foi impulsionada, entre outras questões, por um discurso abertamente anticientífico. Durante a campanha política de 2018 e durante os primeiros cem dias de seu governo, professores, universidades e instituições de pesquisa foram sistematicamente ameaçados e…
Sérgio Telles- Guerras culturais de hoj...semelham às antigas guerras religiosas.pdf - OneDrive
Perry Anderson e o marxismo ocidental
Por Gilberto Maringoni. A Boitempo reuniu em uma única publicação dois ensaios já consagrados de Perry Anderson: Considerações sobre o marxismo ocidental e Nas trilhas do materialismo histórico. São referenciais porque, apesar de escritos há mais de trinta anos, mantêm espantosa atualidade neste…
Privatização: fomos alertados há 20 anos - Outras Palavras
Privatização: fomos alertados há 20 anos Sucateamento de empresas estratégicas. Venda a preço de banana, pago com “moedas podres”; dívidas transferidas à sociedade. Há duas décadas, Aloísio Biondi alerta para os mesmos vícios e ausência do debate que se repetem agora OutrasMídias Mercado x…
Opacidade: o direito de escapar à vigilância total - Outras Palavras
Opacidade: o direito de escapar à vigilância total Celulares rastreiam nossos passos. Câmeras já reconhecem nossos rostos. Nada escapa às corporações: tudo é capitalizado. E se, diante desta distopia, ainda houver espaço para lutar pela delícia de nos perdermos na multidão? OutrasPalavras Tecnologia…
Novos públicos, novas políticas, novas histórias: do reducionismo econômico ao reducionismo cultural: em busca da dialética | Costa | Anos 90
Voltar aos Detalhes do Artigo Novos públicos, novas políticas, novas histórias: do reducionismo econômico ao reducionismo cultural: em busca da dialética Baixar Baixar PDF
anpocs.com
O Historiador e a Sociedade | Cadernos Cedem
Resumo Aula inaugural do Departamento de Historia da USP em 1998 proferida pela Professora Emília Viotti da Costa
Vista do Impasse teórico da historiografia segundo Emília Viotti da Costa
Voltar aos Detalhes do Artigo Impasse teórico da historiografia segundo Emília Viotti da Costa Baixar Baixar PDF
A senhora da história
Eduardo Cesar Grande dama da historiografia nacional, Emília Viotti fez parte da carreira no exílio. Desse dissabor que o regime militar lhe impôs ela fala em duas entrevistas de arremate em Brasil: História, textos e contextos . Aí emerge como historiadora pioneira, estudante contestadora, docente…
repositorio.unicamp.br
Emília Viotti da Costa – Wikipédia, a enciclopédia livre
Emília Viotti da Costa Nascimento 10 de fevereiro de 1928 São Paulo, SP, Brasil Morte 2 de novembro de 2017 (89 anos) São Paulo, SP, Brasil Nacionalidade brasileira Ocupação historiadora professora Emília Viotti da Costa (São Paulo, 28 de fevereiro de 1928 — São Paulo, 2 de novembro de 2017) foi uma…
Notre-Dame, a transcendência imanente. Artigo de Michel Maffesoli
Existem dramas que tocam os indivíduos, outros que abalam uma civilização inteira. Notre-Dame era um símbolo, não da França ou da cristandade, mas de uma cultura milenar que despertava um sentimento profundo de reverência. Essa sacralidade imanente se consumiu no último incêndio. O depoimento é de…
Emilia Viotti da Costa - 02/04/2001 - YouTube
Especialista em escravidão, a historiadora fala sobre a atuação do Supremo Tribunal Federal ao longo de todo o século XX e sobre a mentalidade conservadora dos brasileiros.
David Harvey: 'É o dinheiro quem controla o processo democrático, não as pessoas'
Wi-fi ou Bluetooth? As diferenças entre ouvir música com essas duas tecnologias Nenhum desses tipos precisa de cabos, mas seu alcance não é o mesmo, nem suas possibilidades de controle ou qualidade de som Há 4 semanas Época Pesquisadores encontram 'fóssil vivo' raro em expedição após 15 anos; vídeo…
Albert Camus • Razão Inadequada
Vida Albert Camus nasceu dia 7 de novembro de 1913 na Argélia, à época da ocupação francesa, mais de um século atrás portanto. A morte de seu pai combatendo na primeira guerra e a condição pobre de sua família tornavam difícil o estudo. Camus, entretanto, mostrava grande talento com as palavras e…
Saramago: a cegueira social e o dever moral dos que enxergam
Do site O Martelo de Nietzsche José Saramago foi um dos maiores intelectuais que nós tivemos nos últimos tempos. Era também um dos maiores críticos da sociedade. Em seu livros Ensaio sobre a Cegueira, lançado em 1995, ele nos deu uma obra prima. O livro não se trata da cegueira física como nós…
Albert Camus: O absurdo, a revolta e a rebelião
Em seu livro O Mito de Sísifo, o filósofo Albert Camus escreveu o seguinte sobre a rotina de muitas pessoas nos dias de hoje: “Ascensão, bonde, quatro horas no escritório ou na fábrica, refeição, bonde, quatro horas de trabalho, refeição, sono e segunda, terça, quarta, quinta, sexta e sábado, sempre…
José Saramago e a indiferença social
Uma das obras mais famosas e célebres de José Saramago é Ensaio sobre a Cegueira, romance que convida a uma reflexão profunda sobre a alma humana e sobre o que aos nossos olhos parece invisível. José Saramago foi a voz mais autoritária da literatura portuguesa. O refinamento de sua escrita lhe valeu…
O que é ‘guerra cultural’. E por que a expressão está em alta
Parece que você está utilizando um browser em modo privado ou incógnito. Se você é assinante e deseja continuar acessando nosso conteúdo desta maneira, faça login em sua conta. Caso você ainda não seja assinante, conheça os benefícios e junte-se ao Nexo para ter acesso a todo o conteúdo sem…
No articles.